Como surgiu o Grupo Português da ProGEO?
Em Novembro de 1999 decorreu em Madrid o "III International Symposium ProGEO on the Conservation of the Geological Heritage" organizado pelo Instituto Tecnológico Geominero de España, a Sociedad Geológica de España e a European Association for the Conservation of the Geological Heritage (ProGEO).
Durante este encontro, os participantes portugueses foram "desafiados" pelos responsáveis da ProGEO a iniciar a formação de um Grupo Português da Associação, uma vez que estava já em curso a implementação de um grupo dos países do Sul da Europa (Itália, Espanha, França e Portugal).
Os portugueses presentes comprometeram-se então a tomar algumas diligências no sentido de dinamizar a formação do Grupo Português da ProGEO.
Em Janeiro de 2000 foi enviada uma carta à comunidade geológica portuguesa dando conta da intenção de criar um Grupo Nacional da Associação ProGEO, tendo sido recebidas cerca de meia centena de respostas.
A 28 de Abril de 2000 foi decidido avançar com a formação do Grupo Nacional ProGEO, uma das conclusões de uma reunião que decorreu no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.
A 16 de Junho de 2000 foram eleitos os representantes do Grupo Português ProGEO: Maria Helena Henriques (Univ.de Coimbra), José Brilha (Univ. do Minho), Mário Cachão (Univ. de Lisboa) e Miguel Ramalho (Inst. Geológico e Mineiro).
A 28 de Maio de 2004, foram eleitos como representantes os seguintes membros: José Brilha (Univ. do Minho), Mário Cachão (Univ. de Lisboa) e Miguel Ramalho (Liga para a Protecção da Natureza). Actualmente a representação portuguesa na ProGEO é constituída por cerca de três dezenas
.