Conclusões



Realizou-se no dia 28 de Abril de 2000, no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, uma reunião com os membros que manifestaram interesse na formação de um Grupo Português da Associação ProGEO.

Foi decidido:

Avançar com a formação do Grupo Português da Associação ProGEO, tendo em conta as vantagens que daí podem advir para o conhecimento e protecção do Património Geológico Nacional; Os interessados em aderir a este Grupo deverão proceder ao pagamento da sua quota até final do mês de Maio de 2000;

Realizar uma reunião com os membros efectivos do Grupo no dia 16 de Junho de 2000, pelas 11 horas, no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra para: i) eleger os representantes do Grupo; ii) delinear a metodologia de trabalho a ser seguida; iii) modo de funcionamento do grupo;

É de todo o interesse que este Grupo adquira representatividade nacional pelo que se deverá dinamizar a divulgação do Grupo junto de potenciais interessados (mesmo de outras áreas científicas como geógrafos, biólogos, arqueólogos, etc) e de instituições nacionais. Estas deverão associar-se a este Grupo mediante o pagamento da respectiva quota institucional;

Independentemente da estratégia que venha a ser seguida, existem casos urgentes de protecção do património geológico em Portugal como o caso da betonização das falésias na zona de Cascais e do Algarve. Foi feito um apelo a todos os interessados no sentido de tomarem uma posição pública de modo a impedir a continuação dos trabalhos já em curso.

Assim:

1. PAGAMENTO DE QUOTAS

Membros individuais: enviar cheque nacional (em nome de José Brilha) no valor de 5500 escudos (50 DM + despesas de envio). Membros institucionais: enviar cheque nacional (em nome de José Brilha) no valor de 32000 escudos (300 DM + despesas de envio). O cheque deverá ser enviado até final do mês de Maio para: José Brilha Dep. de Ciências da Terra Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga

O recibo será posteriormente enviado pela ProGEO relativamente à quota em marcos. 2. REUNIÃO DE 16/JUNHO/2000

Hora: 11 horas Local: Dep. de Ciências da Terra da Univ. de Coimbra (Largo Marquês de Pombal). Ordem de trabalhos: a) Eleição dos representantes do Grupo; b) Definição da metodologia de trabalho; c) Formalização do Grupo; d) Outros assuntos. Nota: Prevê-se que a reunião continue depois do almoço.



3. ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES

Os membros efectivos do Grupo poderão apresentar listas (no máximo de 5 membros) para a eleição dos representantes do grupo. As listas deverão ser enviadas até ao dia 12 de Junho de 2000 para progeo-portugal@geopor.pt ou para a morada indicada em 1. Apenas podem ser eleitos e eleger, os membros efectivos do grupo, isto é, os membros que tenham pago a respectiva quota.



4. PÁGINA NA INTERNET

Estão disponíveis páginas provisórias do grupo no endereço: http://www.geopor.pt/progeo/ São bem vindas todas as sugestões, comentários e contribuições de modo a enriquecer a informação disponibilizada. Chama-se a atenção para o facto das páginas serem um importante cartão de visita do Grupo pelo que será muito vantajoso que as mesmas apresentem informação actualizada e pertinente.


Os promotores do Grupo Nacional ProGEO Carlos Marques da Silva (Universidade de Lisboa) Graciete Dias (Universidade do Minho) José Brilha (Universidade do Minho) Liliana Póvoas (Museu Nacional de Historia Natural) Mário Cachão (Universidade de Lisboa) Renato Henriques (Universidade do Minho) Rosa Pereira (Universidade do Minho)