O Grupo ProGEO-Portugal
Informações para sócios(as) e para quem pretende conhecer melhor o Grupo

Como surgiu o Grupo Português da ProGEO

Mensagens dos dirigentes da Progeo
Relatório de actividades
Mensagens de interesse para os sócios

Como ser sócio do Grupo Português da ProGEO

Comunicados de imprensa

Recortes de imprensa relacionados com o Grupo

Eventos


Como surgiu o Grupo Português da ProGEO

Em Novembro de 1999 decorreu em Madrid o "III International Symposium ProGEO on the Conservation of the Geological Heritage" organizado pelo Instituto Tecnológico Geominero de España, a Sociedad Geológica de España e a European Association for the Conservation of the Geological Heritage (ProGEO). Durante este encontro, os participantes portugueses foram "desafiados" pelos responsáveis da ProGEO a iniciar a formação de um Grupo Português da Associação, uma vez que estava já em curso a implementação de um grupo dos países do Sul da Europa (Itália, Espanha, França e Portugal). Os portugueses presentes comprometeram-se então a tomar algumas diligências no sentido de dinamizar a formação do Grupo Português da ProGEO.

Em Janeiro de 2000 foi enviada uma carta à comunidade geológica portuguesa dando conta da intenção de criar um Grupo Nacional da Associação ProGEO, tendo sido recebidas cerca de meia centena de respostas.

A 28 de Abril de 2000 foi decidido avançar com a formação do Grupo Nacional ProGEO, uma das conclusões de uma reunião que decorreu no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.

A 16 de Junho de 2000 foram eleitos os representantes do Grupo Português ProGEO: Maria Helena Henriques (Univ.de Coimbra), José Brilha (Univ. do Minho), Mário Cachão (Univ. de Lisboa) e Miguel Ramalho (Inst. Geológico e Mineiro). A 28 de Maio de 2004, foram eleitos como representantes os seguintes membros: José Brilha (Univ. do Minho), Mário Cachão (Univ. de Lisboa) e Miguel Ramalho (Liga para a Protecção da Natureza). Actualmente a representação portuguesa na ProGEO é constituída por cerca de três dezenas de membros.


Como ser sócio do Grupo Português da ProGEO

Todos os interessados em pertencer ao Grupo Português da ProGEO deverão enviar os seus dados pessoais (nome, morada, telefone, fax, instituição, área temática de interesse) para:

A partir de 2009, a ProGEO é a responsável pela primeira revista científica internacional dedicada a esta temática: Geoheritage. Assim, o valor da quota anual é o seguinte:


Recortes de imprensa relacionados com o Grupo


Mensagens dos dirigentes da ProGEO Relatório de actividades do Grupo ProGEO-Portugal Mensagens de interesse para os sócios
Comunicados de imprensa


Eventos