ProGEO é o nome da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico, criada em 1992. O seu objectivo geral é incentivar a Conservação do Património Geológico (Geoconservação) e a protecção de sítios e paisagens de interesse geológico (os chamados Geótopos) na Europa contando:
- Promover uma política europeia para a Geoconservação;
- Reconhecer, inventariar e documentar locais de interesse geológico de modo a definir aqueles onde a sua conservação tem uma relevância europeia;
- Disponibilizar informação e consultadoria em todos os aspectos relacionados com a Geoconservação;
- Organizar e conduzir projectos de investigação no seguimento do ponto anterior;
- Promover a sensibilização do público em geral para a Geoconservação e suas aplicações;
- Encorajar a troca de ideias e informação sobre Geoconservação pela organização de reuniões e conferências, publicação de um Boletim e de outras publicações e por todos os outros meios que permitam atingir os objectivos da Associação;
- Promover a formação de uma Associação Internacional para a Conservação das Ciências da Terra.
A Associação ProGEO está aberta a todos os indivíduos e instituições interessadas na promoção destes objectivos mediante o pagamento de uma quota fixada pela direcção. A Associação está organizada com uma Assembleia Geral (General Assembly), um Concelho (Council), um Comité Executivo (Executive Committee) e Grupos de Projecto (Project Groups). A ProGEO foi oficialmente registada na Suécia a 8 de Novembro de 2000.
Objectivos da Associação ProGEO
- Promover a conservação do vasto património paisagístico, rochoso, fossilífero e mineral que a Europa possui.
- Informar um público mais vasto da importância desse património e da sua relevância na sociedade moderna.
- Alertar, no próprio país e na Europa em geral, as autoridades responsáveis pela protecção do nosso património geológico.
- Organizar e participar na investigação relevante para a geoconservação, em aspectos científicos e nos relacionados com o planeamento e gestão.
- Envolver todos os países da Europa no intercâmbio aberto de ideias e de informação e possuir papel determinante na conservação global, incluindo a formulação de convenções e legislação.
- Trabalhar com vista à formulação de uma listagem europeia integrada de geosítios de excepção, permitindo assim um total apoio ao trabalho de outras instituições internacionais, assim como iniciativas nacionais relacionadas com a protecção destes locais.
- Alcançar uma abordagem integrada da Conservação da Natureza, promovendo uma abordagem holística à conservação de fenómenos biológicos e físicos.
Para informações mais detalhadas sobre a ProGEO deverá consultar a página oficial da Associação.