Mensagens enviadas para os sócios em 2004

Date: Wed, 11 Feb 2004
Subject: Programa de actividades 2004

Caros(as) sócios(as)
Por culpa da crónica falta de tempo e multiplicação das nossas tarefas profissionais, as actividades do Grupo ProGEO-Portugal não têm tido a regularidade, pertinência e reconhecimento desejáveis. Para tentar contrariar esta situação, os quatro representantes do Grupo reuniram-se no passado dia 30 de Janeiro. As decisões principais desta reunião foram as seguintes:

1. FRAMEWORKS
Pretende-se dar seguimento definitivo ao processo iniciado em 2002. Em causa está o estabelecimento das categorias temáticas (frameworks), de relevância internacional, e sua posterior publicação. Havendo o interesse que a definição das frameworks seja o mais consensual possível dentro da comunidade geológica nacional, iremos organizar um workshop para a discussão e aprovação do documento final. Este evento terá lugar no dia 28 de Maio de 2004, em princípio nas instalações do Instituto Geológico e Mineiro em Lisboa, com o seguinte programa provisório:

11:00h - Reunião só para os sócios da ProGEO a fim de serem discutidos assuntos relevantes da associação. Igualmente pretende-se proceder à eleição dos novos representantes do Grupo Português, de acordo com procedimento a divulgar oportunamente.

12:30h - Almoço

14:00h - Definição e aprovação das frameworks. Será apresentada a metodologia em questão, recorrendo a exemplos concretos. Estão a ser desenvolvidos esforços para garantir a presença do colega espanhol que liderou este processo em Espanha.

Junto se envia o documento preliminar que teve a participação de vários colegas e que pretende ser a base da produção de um documento final relativo à temática (frame_pt.pdf). Está disponível para descarregar (http://www.geopor.pt/progeo/pdfs/episodes.pdf) o artigo publicado na Episodes com o trabalho produzido pelos colegas espanhóis e que pode servir de modelo para o que se pretende realizar em Portugal. Estes mesmos documentos vão ser enviadas para todas as instituições nacionais de ensino e investigação da Geologia, convidando ao envio de comentários e sugestões, de modo a garantir o necessário consenso nacional.
São bem vindos comentários, correcções e propostas de novas frameworks até 30 de Abril, para discussão e aprovação no workshop. A apresentação de novas frameworks deve ser acompanhada por um texto, em inglês, justificativo do mesmo, à semelhança dos elaborados para as restantes frameworks.

2. DIA NACIONAL DO PATRIMÓNIO GEOLÓGICO
Decidimos criar o Dia Nacional do Património Geológico, a celebrar no dia 22 de Abril de cada ano (este dia está já consagrado internacionalmente como o Dia da Terra). Pretende-se com esta iniciativa promover e divulgar o Património Geológico em Portugal, sensibilizando os media para o efeito.
Este dia será igualmente aproveitado para entregar formalmente um Prémio (“Geótopo do Ano” é uma possibilidade de nome), a atribuir anualmente a uma autarquia que se tenha distinguido na salvaguarda e promoção do Património Geológico do seu concelho. Estão a ser desenvolvidos esforços para associar a National Geographic Portugal a esta iniciativa de modo a acentuar o prestígio do Prémio e aumentar a visibilidade para o público, assegurando alguma divulgação na revista.

3. CONGRESSO INTERNACIONAL EM 2006
Foi apresentado ao Comité Executivo da ProGEO a proposta de realização em Portugal do próximo Congresso Internacional em 2006. A ProGEO promove o seu congresso internacional em cada dois anos, existindo neste momento uma proposta concorrente da Ucrânia. No caso da escolha recair em Portugal (processo que se espera para Agosto deste ano), o congresso terá lugar na Universidade do Minho em Braga, em data a definir, com excursões a diversos pontos do país.

4.DOCUMENTO DO CONSELHO DA EUROPA
Como foi já divulgado aos sócios, o Conselho da Europa organizou um Grupo de Trabalho (com a participação da ProGEO) para a criação de um conjunto de recomendações sobre a necessidade de promover a Geoconservação nos estados-membro. Se tal documento vier a ser aprovado constitui o instrumento mais importante alguma fez instituído na Europa. No site do grupo (www.geopor.pt/progeo) encontra-se toda a informação complementar sobre este assunto.

5. QUOTAS 2004
Solicita-se o envio do pagamento das quotas relativas a 2004 (27.50€) até final do corrente mês de Fevereiro. O pagamento pode ser efectivado por cheque (dirigido a José Brilha, Universidade do Minho, Departamento de Ciências da Terra, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga) ou por transferência bancária para o seguinte NIB (003508230000416113028). No caso de pagamento por transferência é necessário enviar o respectivo comprovativo para a mesma morada.

A terminar, destacamos a necessidade de mobilização de todos os sócios no processo de definição das frameworks, relembrando a realização do workshop a 28 de Maio.

Com os melhores cumprimentos.
Os representantes do Grupo Português ProGEO


Date: Wed, 24 Mar 2004
Subject: Dia Nacional do Património Geológico

Como já vos foi anunciado recentemente, o Grupo Português da ProGEO decidiu proclamar o dia 22 de Abril como o Dia Nacional do Património Geológico. Esta data é já reconhecida internacionalmente como Dia Mundial da Terra. Para assinalar este dia, foi decidido criar o Prémio Geoconservação, a atribuir anualmente a uma autarquia que se tenha distinguido na conservação e valorização do Património Geológico do seu concelho. É com grande satisfação que anunciamos que a este Prémio se associou, com grande entusiasmo, a National Geographic Portugal (NGP), garantindo uma maior visibilidade e relevância a esta iniciativa. A NGP irá fazer uma reportagem nas suas páginas sobre a autarquia que será premiada em cada ano, concedendo ainda duas assinaturas da revista para a respectiva biblioteca municipal.
Face às iniciativas já desenvolvidas e ao esforço actualmente em curso tendo em vista a classificação do Património Geológico do concelho (com a apresentação de proposta de classificação como Monumento Natural e a preparação de um dossier para submissão à Rede Europeia de Geoparks, entre outras iniciativas), decidimos atribuir o Prémio Geoconservação 2004 à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Convidamos, desde já, todos os sócios a estarem presentes à entrega do Prémio no dia 22 de Abril, em Idanha-a-Nova, de acordo com o programa a anunciar oportunamente.

Cumprimentos.
Os representantes do Grupo Português ProGEO


Date: Wed, 20 Abr 2004
Subject: Dia Nacional do Património Geológico

Caros(as) Sócio(as)
Tal como foi oportunamente divulgado, a ProGEO-Portugal e a National Geographic Portugal vão atribuir o Prémio Geoconservação 2004 à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. A cerimónia irá ter lugar no próximo dia 22 de Abril, Dia Nacional do Património Geológico, pelas 15 horas, no Centro Cultural Raiano em Idanha-a-Nova. Os interessados em assistir ao evento são obviamente bem-vindos.

Os representantes do Grupo Português ProGEO